sábado, 26 de novembro de 2011

O Matrimônio...

O Matrimônio por sua natureza é comunhão!

Comunhão entre um homem e uma mulher em Jesus Cristo, origem de todo amor. Por isso, o metrimônio cristão é um sacramento: sinal de liberdade e compromisso, que estabelece entre ambos e lhes dá graça para se amarem.
Por um lado, os noivos desejam, livremente, que a Igreja, como comunidade de fé, seus parentes e amigos sejam testemuinha de seu amor.
Por outro lado, toda a comunidade os acolhe e reza pela sua felicidade...


"Portanto, não separe o homem o que Deus uniu" (Mt 19,6b)

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Tradição de Casamento...

...Descubra o que não pode faltar no grande dia!

As cerimônias surgiram na Roma antiga. Na tradição de casamento as noivas vestiam trajes especiais para a ocasião, com direito a flores brancas nos cabelos, que significavam felicidade, e espinhos fixando o penteado, para afastar os mais espíritos. Mais tarde, as noivas aderiram ao véu, que simbolizava honestidade e virgindade da noiva.
Além das tradições, ao longo dos anos, foram se acumulando costumes e superstições que marcam a celebração dos casamentos. Mais do que adotar todos esses simbolismos, as noivas apostam que com eles, o grande dia será especial.

Conheça algumas tradições e seus significados:

A noiva deve usar alguma coisa nova, velha, azul e emprestada

Segundo a tradição, no dia do casamento, as noivas devem usar algo velho, algo novo, algo na cor azul e algo emprestado. O item velho simboliza a transição, de solteira para casada. A peça nova se refere ao futuro da noiva a partir daquele momento. O objeto emprestado pode ser de alguma amiga ou familiar que tenha um casamento feliz e duradouro, dessa forma a alegria será passada adiante. O elemento azul é sinônimo de fidelidade e pureza no amor.


Fonte: Pronto Casei

Vestido branco de noiva


No século XIX, a rainha Vitória começou a tradição do vestido branco. A cor transmite pureza, castidade e inocência.


Fonte: Pronto Casei

Nomes na barra do vestido da noiva


Essa tradição baiana diz que ter o nome bordado na barra do vestido de noiva de uma amiga ajuda a atrair casamento.


Fonte: Pronto Casei

Flor na lapela do noivo, dos pais e padrinhos


Normalmente, a flor usada na lapela é o cravo, simbolizando a afeição e carinho da noiva pelos parentes e amigos mais próximos.


Fonte: Pronto Casei

Aliança de casamento


Já virou moda no Brasil o costume do pedir a mão da noiva em casamento e presenteá-la com um anel solitário de diamante ou outra pedra preciosa, que simbolizavam na antiguidade a deusa do amor e da prosperidade. Atualmente é comum o uso de modelos de alianças lisas de ouro amarelo, no quarto dedo da mão esquerda. As alianças representam união, amor e compromisso.


Fonte: Pronto Casei

Chuva de arroz


Para os chineses e hindus, o arroz é símbolo de frutificação, prosperidade, fertilidade, saúde, riqueza e felicidade. Para homenagear os noivos, também podem ser usadas pétalas de flores, bolhas de sabão ou mini-corações de papel.


Fonte: Pronto Casei

Jogar o bouquet de noiva


Jogar o bouquet de noiva significa querer compartilhar sua felicidade com os amigos. Esse acessório significa a harmonia e a felicidade do casal.

Fonte: Pronto Casei

Noivinhos no topo do bolo

As miniaturas ou caricatura dos noivos sempre retratam uma cena que ficou na memória do casal ou contam um pouco de sua história. Mostram a felicidade que eles querem ter ao longo da vida

Fonte: Pronto Casei

Bem-casados


Feito normalmente com pão-de-ló, recheado de doce-de-leite e coberto com uma calda caramelada, o bem-casado simboliza a união eterna do casal.


Fonte: Pronto Casei

Carregar a Noiva no colo


Segundo superstições, se a noiva entrar na nova casa com o pé esquerdo pode dar azar. Dessa forma, o noivo carrega a esposa no colo até dentro de casa, entrando com o pé direito. O objetivo é evitar maus espíritos.

Fonte: Pronto Casei 

A Lua de Mel


Uma lenda antiga conta que amigos e parentes desenhavam uma lua coberta de mel na porta da casa dos noivos para atrair sorte e paixão eterna. Além disso, na era primitiva, os casais só se uniam quando a lua estava cheia e eram obrigados a tomar uma bebida a base de mel, para união. Hoje, os noivos planejam uma viagem romântica para comemorar o início desta nova fase.


Fonte: Pronto Casei